Você conhece os tipos de queda de cabelo?



Existem várias situações que podem proporcionar a queda de cabelo. A queda de cabelo pode ser localizada ou difusa. As causas podem ser genéticas ou adquiridas e os tipos mais comuns de queda de cabelo são a alopécia androgenética, alopécia areata e o eflúvio telógeno e anágeno. Fatores raciais e culturais onde a moda dita padrões de beleza estão diretamente envolvidos.

Cabelo afro-americano: é único em seu formato e estrutura, e devido a sua característica muito retorcida, são usados muitos produtos para tratar e alisar, levando a uma série de problemas. Quando ocorre na linha do cabelo pode ser por escovação muito forte e repetida.

Alopécia androgenética: afeta pelo menos 50% da população por volta dos 40 anos de idade em homens e uma década mais tarde em mulheres. Os cabelos terminais são substituídos por fios de cabelo mais finos e mais curtos na parte superior do couro cabeludo, com escassez relativa nas partes posterior e lateral. Esse processo começa nos homens em qualquer época após a puberdade, com recessão capilar bitemporal, queda de cabelos no vértice, e a seguir afinamento na parte frontal.

Em mulheres, o afinamento difuso envolve a parte superior do couro cabeludo, deixando a linha capilar frontal intacta. Eflúvio telógeno e anágeno: a queda de cabelo nesta situação implica na troca generalizada de fios nas regiões posteriores, laterais e da parte superior do couro cabeludo. Na fase aguda, os testes de puxar o cabelo são positivos em todo o couro cabeludo. Queda intensa de cabelos podem ser por várias causas como: pós-parto, interrupção do uso de pílulas anti-concepcionais ou de reposição hormonal, infecções e doenças acompanhadas de febre alta, traumas físicos e/ou emocionais, pós-operatório, doenças da tireóide, deficiências nutricionais (ferro, zinco e proteínas) ou dietas muito restritivas (com ou sem medicamentos).

Geralmente a queda de cabelos se inicia 2 a 4 meses após o fator desencadeante, por exemplo, após o parto, uma das causas mais frequentes.

Tínea captis ou tinha do cabelo: os fungos são os causadores, ocorrem normalmente em crianças e é contagioso. Normalmente membros da família e colegas de escola podem pegar facilmente essa infecção, especialmente por repartir escovas. Quando ocorre, produz prurido, descamação e vermelhidão, ocorre também quebra do cabelo em sua base.

Algumas vezes inflamação severa e cistos, dentro das áreas afetadas podem ocorrer.

Caspa leve e severa do couro cabeludo pode ser confundida com infecção por fungos.

Nenhum comentário, faça o primeiro!