O que é Alta-Frequência?

O QUE É ALTA FREQUÊNCIA?

Alta frequência é uma técnica em que se utilizam vários modelos de eletrodos de vidro com uma corrente alternada de frequência alta, que ao passar por esses eletrodos, no seu interior existe um gás com propriedades físico-químicas que facilita a transmissão da alta voltagem para o outro extremo do eletrodo, esses gases podem ser: árgon, neônio ou xênon, o meio condutor entre a bobina e o cliente, ioniza as moléculas deste gás, produzindo um campo eletromagnético que produz ozônio, na parte externa do vidro. (Ozônio = O3 – gás instável composto por três átomos de oxigênio)
O faiscamento quando percorre o ar que separa o eletrodo da pele, rompe a ligação covalente das moléculas de oxigênio (O2), liberando assim os seus átomos.
 VOCÊ SABIA?
O uso incorreto de alta frequência pode causar queimaduras! Apesar de parecer inofensivo, por se tratar de uma corrente alternada, ou seja, ora positivo, ora negativo, e onda eletromagnética, as oscilações de polos positivo e negativo são muito rápidas, transformando a energia eletromagnética em calor.
Os eletrodos com menor superfície (ex. Fulgurador), concentram mais em um ponto os efeitos térmicos do aparelho de alta frequência, podendo causar queimaduras.

PARÂMETROS

Hz ( Hertz ) = Frequência = Número de oscilações que acontecem em um evento/período de tempo.
1 Hz = 1 oscilação em 1 segundo
1 MHz = 1 milhão de oscilações em 1 segundo / atinge tecido ósseo
3 MHz = 3 Milhões de oscilações em 1 segundo / atinge a derme
Quanto mais baixa a frequência (Hz), mais profundo atinge.
Intensidade = Quantidade de energia oferecida para o corpo.
mA (miliamper) – Você consegue sentir a corrente (sensorial), trabalha a circulação, porém fora da célula.
µA (microamper) – Você não sente a corrente (subsensorial), trabalha dentro da célula.

PARA QUE SERVE?

Tem efeito térmico: que atua no metabolismo celular, produzindo um aumento do mesmo, e melhora da oxigenação celular, isso se deve pela vasodilatação e consequentemente ao aumento do fluxo sanguíneo.
Vasodilatador: através do estímulo da circulação periférica, causando o efeito hiperemiante (vermelhidão).
Bactericida: elimina bactérias anaeróbias.
Bacteriostática: diminui a proliferação de bactérias aeróbias.
Fungicida: eliminação de fungos. Ex.: Tinea captis.
É oxigenante, melhora a oxigenação tissular (da pele). É estimulante, pois há aumento da circulação sanguínea. Homeostático, (cauteriza e cicatriza) - estancando o sangramento. Reduz a resistência elétrica da pele.

INDICAÇÕES

Pós limpeza de pele, complemento de hidratação e revitalização facial, desinfecção do couro cabeludo, pós-depilação, tratamento de foliculite, melhora da psoríase, para tratamento de frieiras e micoses na podologia, após fazer as unhas na manicure, tratamento de peticulose (piolho).

TÉCNICAS DE APLICAÇÃO

Fluxação ou Efluviação: usa-se essa técnica com passagem lenta e por igual dos eletrodos, geralmente eletrodos com superfície plana, em contato direto sobre a pele. Pode-se utilizar o auxílio de uma gaze para o melhor deslizamento do eletrodo. Esta forma de aplicação promove efeito descongestivo e calmante, diminuindo a hiperemia (vermelhidão). Esta técnica é indicada nos casos de: pós depilação, tratamentos capilares com o eletrodo pente, pós limpeza de pele onde necessita-se da ação bactericida, fungicida e bacteriostática do ozônio.
Faiscamento direto: Aplica-se com o eletrodo um pouco afastado da pele provocando faíscas, nesse método de aplicação ocorre a formação de Ozônio. Esta técnica é indicada nos casos de: pós depilação, tratamentos capilares com o eletrodo pente, pós limpeza de pele como bactericida e fungicida.
Faiscamento indireto: o cliente segura o eletrodo saturador em uma das mãos e a bobina na outra, (retirar objetos de metal que o cliente esteja usando) o profissional atua na pele deste cliente realizando tamborilamento ou pinçamento. Essa técnica permite tonificar e estimular as terminações nervosas da pele, além de permitir a permeação de ativos cosméticos.
Fulguração:  técnica que utiliza o eletrodo fulgurador com o faiscamento direto, nessa aplicação obtêm-se a formação do ozônio que agirá na cicatrização e no estancamento de sangue (efeito homeostático). Também é utilizada após esvaziamento de pústulas pós limpeza de pele.

CONTRAINDICAÇÕES

Portadores de marca-passo, neoplasias (câncer), pessoas cardíacas, gestantes, pessoas com distúrbios de sensibilidade, epiléticos, diabéticos descompensados, pele com cosméticos inflamáveis, portadores de pinos ou placas metálicas no local da aplicação. (OBS: Tomar cuidado com pessoas portadoras de rosácea, ou que tenham extrema sensibilidade ao calor.)

SAIBA MAIS

- Antes de aplicar o aparelho no cliente, explique o que ele sentirá, para que o aparelho serve e explique que o cheiro que sentirá é do ozônio.
- O aparelho de alta frequência é indispensável para depois das extrações da limpeza de pele, mas você pode ter um pouco de dificuldade em aplica-lo no método de fluxação nas peles oleosas ou mistas, então, após as extrações use a técnica de faiscamento direto para usar os benefícios do ozônio, depois com o auxílio de uma gaze aberta sobre a pele, passe o eletrodo na forma de fluxação.
- Sempre respeite a sensibilidade do seu cliente, nunca coloque uma intensidade muito grande. Lembre-se de que você não precisa de um intensidade grande para se obter os benefícios do aparelho.

DICAS PARA UMA MELHOR UTILIZAÇÃO DO APARELHO

- Higienize os eletrodos com um papel, ou pano limpo com álcool a 70% sempre que usar de um cliente ao outro. (observe quando for higienizar se o aparelho não está ligado, pois se passar o álcool com ele funcionando pode gerar fogo e causar queimaduras.)
- Não utilize o alta frequência sobre a pele se estiver com algum produto inflamável.
- Depois de um certo tempo de uso, os eletrodos podem perder um pouco do gás que fica dentro dele. Se você aumentar a intensidade no aparelho e o eletrodo continuar fraco, verifique se não é o eletrodo que perdeu o gás e basta comprar outro efetuando a troca. Agora, se seu eletrodo é novo pode ser que seu aparelho esteja descalibrado, leve-o à assistência técnica correspondente.
- Leve seu aparelho de tempos em tempos para verificar se a calibragem dele está boa. Um aparelho descalibrado pode provocar choques nos clientes.
- Leia o manual que acompanha o aparelho e faça cursos disponibilizados pela empresa que vendeu o aparelho.

CURIOSIDADES

O aparelho de alta frequência provoca contrações musculares?
A alta freqüência é capaz de provocar calor nos tecidos, mas incapaz de provocar contrações musculares.
O uso do aparelho de alta frequência fecha ou diminui os poros (óstios)?
Não fecha ou muda o tamanho dos poros.
Os eletrodos do aparelho de alta frequência precisa ser higienizado mesmo tendo a capacidade de matar bactérias?
Sim, é necessário sempre higieniza-los antes de aplicar no cliente. 




Nenhum comentário, faça o primeiro!